Ao completar seis décadas de funcionamento, o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, pôde celebrar a data também com qualificação da infraestrutura, na presença do governo do Estado e da comunidade, com missa aberta à comunidade e com homenagem na Câmara de Vereadores.

No sábado, estiveram na cidade o vice-governador, Gabriel Souza, e a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para a inauguração oficial do novo tomógrafo, adquirido pelo HSL com recurso de 1,2 milhão destinado pelo governo do RS. O equipamento anterior ficou inoperante após estragos causados por ciclone extratropical que passou pelo Estado em junho.

“Este tomógrafo é um investimento importante para Capão da Canoa e para o Litoral Norte. Além de repor o equipamento perdido, esse modelo oferece mais qualidade nas imagens, oportunizando um diagnóstico mais preciso e otimizando o atendimento de mais pacientes”, ressaltou Souza.

O tempo recorde para todo o processo, iniciado em agosto com a assinatura do convênio que repassou o recurso para o HSL, foi destacado pelo diretor do Hospital, Samuel Meoti: “Em uma parceria entre Estado, município e direção do Hospital, conseguimos trazer o novo equipamento muito rápido, se pensarmos no porte do aparelho, que veio de importação. Há cerca de um mês ele já está em operação, e agora tivemos a inauguração oficial. É hoje o melhor aparelho do tipo na região”.

Estiveram presentes na cerimônia também Irmã Lucia Boniatti, presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), instituição que faz a gestão do HSL há 27 anos e que integra a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas. “Vamos poder ajudar muitas pessoas de Capão da Canoa e de outras cidades da região”, disse a Irmã.

Com 101 leitos e os serviços de Urgência e Emergência nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia, além de serviços de Cuidado aos Acidentes Vasculares Cerebrais, Otorrinolaringologia, análises clínicas, radiologia (raio X e mamografia), tomografia computadorizada e endoscopia, o Santa Luzia tem 75% dos seus atendimentos realizados pelo SUS.

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, o deputado estadual Edivilson Brum, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Ademar Duarte e os secretários estaduais adjunto da Segurança Pública, Mário Ykeda, e de Inovação, Ciência e Tecnologia, Raphael Ayub.


Missa ao ar livre

Pela passagem do sexagenário do HSL, houve missa a céu aberto na quinta-feira (14), com a presença da diretora-presidente da AESC, Irmã Lucia Boniatti, e da Irmã Odila Ros, pelo Hospital Mãe de Deus. Também prestigiaram a celebração, conduzida pelo padre Ceverino Cracco, duas das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência, Congregação das fundadoras do Hospital. Os cantos litúrgicos foram entoados pelo Coral Municipal de Capão da Canoa, em participação especial no ato religioso.

Homenagem na Câmara de Vereadores

Fechando a semana de comemoração pelo aniversário do Santa Luzia, a Câmara Municipal de Capão da Canoa promoveu uma Sessão Solene dedicada ao Hospital na segunda-feira (18). Proposta pela Presidência da Casa Legislativa, a homenagem foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e vereadoras. Durante a cerimônia, eles se revezaram no púlpito para recordar momentos de interação com a unidade de saúde, incluindo o nascimento de filhos e netos, diálogos com as Irmãs e a direção, situações de superação como a pandemia e o reconhecimento aos colaboradores e ao corpo clínico.

Durante o evento, foram exibidos vídeos com a saudação da diretora-presidente da AESC, Irmã Lucia Boniatti, à comunidade e ao poder público de Capão da Canoa, e com o depoimento de profissionais que atuam no Hospital. O diretor do HSL, Samuel Meoti, e a representante da Irmã Lucia na oportunidade, Irmã Gertrudes Bordignon, foram convidados a compor a mesa diretora e, ao final, receberam uma placa das mãos do presidente da Câmara, Ademar Duarte. A atividade foi prestigiada pelo prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano, e pelo Secretário de Saúde do município, Tiarlin Abling.

Deixe uma resposta

Fechar Menu