Nesta quinta-feira, dia 16, aconteceu um evento que marcou a reabertura de leitos no Hospital Santa Ana. Fechados desde 2024 devido a situações climáticas, dos 82 leitos, 21 clínicos retomaram operação no dia 6, seguidos pela reabertura de 28 leitos de saúde mental da unidade masculina nesta quinta-feira (16). A previsão é de que outros 33 leitos de retaguarda estejam em funcionamento até 3 de fevereiro.
O evento contou com a presença de João Feijó, Diretor Executivo da AESC, Sandro Junqueira, Diretor Executivo do HMD, e das irmãs scalabrinianas. Também foi marcado pela participação de Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, e Fernando Ritter, secretário da Saúde do município.
Segundo Fernando Ritter, a reabertura dos leitos representa um avanço significativo para a cidade: “Com a reabertura desses leitos, teremos condições de aliviar a pressão sobre o sistema de urgências da Capital. Isso permitirá um atendimento mais ágil e eficiente aos pacientes que aguardam por cuidados médicos.”
O Hospital Santa Ana atua como retaguarda para os hospitais da Capital que oferecem serviços de alta complexidade pelo SUS. Para organização do fluxo e da assistência hospitalar, seus leitos são regulados pelo Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha pacientes oriundos de hospitais como Clínicas, Nossa Senhora da Conceição, Cristo Redentor, Pronto Socorro e os Pronto Atendimentos. Ser um hospital de retaguarda tem sido sua principal vocação desde sua inauguração, em agosto de 2018, o que lhe rendeu a alcunha de “hospital dos hospitais”.
Sobre o Hospital Santa Ana
Administrado pela AESC – que faz a gestão também do Hospital Mãe de Deus – e inaugurado em convênio com a prefeitura de Porto Alegre em 1º de agosto de 2018, o Santa Ana está instalado em uma área de 6 mil metros quadrados, na Praça Simões Lopes Neto, 175, no bairro Teresópolis, zona sul da Capital.
Seu atendimento é 100% SUS. Com 191 leitos, a unidade recebe pacientes para internação sendo todos regulados por meio do Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint).
Além dos 191 leitos, o hospital mantém um Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) referência nestas modalidades para o município de Porto Alegre e Região Metropolitana. Oferta um serviço de apoio com 1.856 exames de imagem ao mês para pacientes das Unidades de Atenção Primária em Saúde de Porto Alegre, todos regulados via Gerenciamento de Consultas (Gercon), sistemas da prefeitura.
Neste ano de 2025, adere ao Programa Nacional de Redução de Filas e ao Mais Especialidades, ambos do Ministério da Saúde e gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde, nas especialidades de Urologia e Otorrinolaringologia, ofertadas com o objetivo de contribuir na redução da espera por consultas – os pacientes serão regulados via o Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon).