Neste mês de julho, Irmã Rosa Maria, missionária scalabriniana e jornalista, recebeu em sua residência, em Santo André (SP), uma carta do Papa Francisco, assinada pelo seu assessor pessoal, Monsenhor Luigi Roberto Cona, na qual se mostra feliz e agradecido com as manifestações de respeito e por ter sido presenteado com a Revista Exodus – Mobilidade Humana, Edição especial sobre a Campanha “Em fuga”, realizada em 2020.
Todo o material da referida Campanha que chegou às mãos do Papa, foi inspirado em sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado daquele ano: “Como Jesus Cristo, obrigados a fugir”. Um trecho da carta diz: “o Papa Francisco apreciou este sinal de devotamento e invoca sobre a Irmã Rosa Maria a abundância das graças divinas”.
Campanha ‘Em fuga’ chama atenção para pessoas em deslocamento interno
Afirmando conhecer o trabalho da Congregação em favor dos migrantes e refugiados, Papa Francisco estende a sua bênção a todas as missionárias. “E de bom grado concede, extensiva às Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, uma propiciadora Bênção Apostólica, pedindo que não deixe de rezar por ele”.
Campanha Em Fuga
A Campanha “Em fuga” teve como objetivo sensibilizar o olhar, para melhor enxergar e aproximar das pessoas em situação de deslocamento interno no Brasil e no mundo. Uma revista especial sobre o tema, com colaboração da AESC e depoimento da Irmã Celsa Zucco, diretora do Centro do Atendimento ao Migrante (CAM), destacou a situação dos deslocados internos que, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), somam 45,7 milhões em todo o mundo.
No Brasil, conforme o Observatório da Agência Migrações/Instituto Igarapé, 7,7 milhões de brasileiros foram deslocados forçadamente por obras de desenvolvimento, violência, violação dos Direitos Humanos, crimes ambientais e desastres naturais.