
O mais tradicional hospital da microrregião que abrange os municípios de Torres, Arroio do Sal, Três Forquilhas, Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul, Mampituba e Dom Pedro Alcântara completa 66 anos de atividades em 24 de fevereiro. Para atender aos moradores da região e veranistas, especialmente durante períodos de grande movimento, como o Carnaval, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, administrado pela AESC desde 1997, tem uma equipe de profissionais que é ampliada para oferecer todo o suporte necessário às demandas do verão. Embora a atenção prioritária seja voltada ao SUS, a instituição também recebe pacientes de convênios e particulares.
A estrutura conta com 73 leitos, serviços de ambulatório em cirurgia geral, urologia, traumatologia e ortopedia, além dos exames diagnósticos em radiologia, ultrassonografia, mamografia e tomografia. Com equipes médica e de enfermagem qualificadas, o hospital realiza atendimentos de emergência em clínica médica, pediatria e obstetrícia, bem como procedimentos em cirurgia geral e traumatologia. Também dispõe de unidades especiais para saúde mental adulto, AVC Clínico e Centro de Tratamento Intensivo Adulto.

De acordo com a gerente assistencial, Aline Silveira, no verão ocorre a contratação de novos técnicos de enfermagem e enfermeiros, que são treinados para atuar na área de emergência. Os atendimentos passam por classificação de risco, seguindo o protocolo do Humaniza SUS, focando nos casos mais graves e encaminhando atendimentos para serviços da região, dependendo da modalidade. Desde o início de 2020, também é oferecida mais uma sala de atendimento para quem chega ao Nossa Senhora dos Navegantes.
O diretor médico, Gustavo Hoffmann, informa que “regularmente o hospital conta médico clínico, obstetra e pediatra presencialmente, além de cirurgião geral e ortopedista em sobreaviso, e nessa época do ano as escalas têm médicos extras devido ao maior fluxo de pessoas na cidade”. Toda a preparação das equipes tem como objetivo tranquilizar moradores e foliões que escolhem Torres para viver e se divertir.