Missa celebrada no Hospital Mãe de Deus por Dom Bertilo Morsch. Ao final, o registro com as Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas foi fundada por São João Batista Scalabrini, em Piacenza, na Itália, em 25 de outubro de 1895. Este ano, foram celebrados os 128 anos da Congregação e o 1º Aniversário de Canonização do Fundador, ocorrida no último dia 9/10.

As missas ocorridas no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, no dia 25/10, e no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, em 26/10, foram oportunidades especiais para o fortalecimento dos valores da Congregação junto às equipes.

Nas duas localidades, a liturgia foi acompanhada do resultada da ação que mobilizou gestores, gestoras e suas equipes, que escolheram, em votação, um dos 7 valores que melhor representa cada time de trabalho. No auditório do Mãe de Deus, houve ainda uma procissão no início da missa, representando os fundadores e os migrantes. Veja nas fotos o registro das celebrações.

 

Breve histórico

A Congregação tem como cofundadores, além de São João Batista Scalabrini, os irmãos: venerável Padre José Marchetti e a Bem-aventurada Assunta Marchetti que, em 1895, chegaram ao Brasil.

Eles atravessaram o Oceano Atlântico com os migrantes, com a missão de amparo social, educacional e espiritual à comunidade italiana.

A Associação Educadora São Carlos (AESC) representa a personalidade jurídica da missão das Irmãs Carlistas Scalabrinianas no Rio Grande do Sul.

Com o apoio dos cerca de 4 mil profissionais que integram a instituição, a acolhida às pessoas é vivenciada diariamente nos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. A saúde também compreende os quatro CAPS AD mantidos na capital.

No interior do Estado estão os colégios ESI São Carlos, em Caxias do Sul, ESI Lourdes, em Farroupilha, e ESI São Carlos, em Santa Vitória do Palmar. No campo da responsabilidade social, está o Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul, com foco na causa originária da Congregação.

Ações programadas para marcar a data em nossa Instituição:

  1. Sequência de postagens no Workplace, de 19/10 até 25/10, falando em drops sobre o histórico da Congregação.
  2. Whats App para gestores explicando a preparação para a missa, ocorrida no auditório do Hospital Mãe de Deus, e estimulando a trabalharem os Valores da Congregação com suas equipes.
  3. Ação por e-mail para as equipes escolherem, com seus gestores e gestoras, qual dos 7 Valores da Congregação mais representava seu grupo. Os cartazes compuseram um belo varal durante a missa.
  4. Transmissão da Missa pela página do Mãe de Deus no Facebook (dia 25/10, às 10h)
  5. Postagem no Instagram AESC, em 25/10, sobre a data e breve histórico da Congregação.

Para saber mais sobre a história da Congregação e a missão das Irmãs Scalabrinianas no Brasil e no mundo, acesse o site: https://scalabrinianas.org.br/

Deixe uma resposta

Fechar Menu