Nascida no estado de São Paulo e pedagoga por formação, a Madre Superiora Geral da congregação, Ir. Neusa de Fatima Mariano, tornou-se Scalabriniana aos 21 anos de idade. Atualmente, ela reside em Roma.

Neste período em que está no Brasil, mais especificamente em Porto Alegre (RS), a Irmã teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Hospital Santa Ana. Durante a visita, ela ressaltou bastante o quanto ficou satisfeita com o cuidado na rotina de trabalho da equipe, tanto na atenção humanizada ao paciente como na manutenção das instalações.

“Quando cuidamos do ambiente como um todo, é como se cuidássemos da casa que habitamos. É um cuidado comum, e tudo isso é saúde”, lembrou a Madre.

Ao conhecer o Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II), Ir. Neusa entendeu como funciona o atendimento voltado ao autismo e outras doenças intelectuais, além do acompanhamento e reabilitação auditiva, que contribuem para a autonomia da pessoa com deficiência e sua participação social em igualdade de condições e oportunidades. Ela também elogiou a qualificação das outras áreas do hospital, como o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), os leitos de longa permanência e giro rápido, os leitos de saúde mental masculina e a UTI.

“Fiquei encantada pelo trabalho que é realizado. Percebi que o centro do atendimento é a pessoa, especialmente em situação de necessidade. É muito bonito esse trabalho que é realizado em conjunto com o SUS e a AESC, justamente a quem está vulnerável em seu estado de saúde física e mental, mas sobretudo na situação social, priorizando a promoção da vida”, destacou a Irmã.

Na ocasião, a Madre Superiora ainda visitou as instalações dos CAPS AD III Sul Centro-Sul e CAPS AD IV Centro Céu Aberto. Ela acompanhou o trabalho das equipes, bem como o acolhimento e os cuidados em saúde mental dispensados às pessoas em tratamento de uso de álcool e outras drogas.

No curto espaço entre a sua chegada e permanência nos dois serviços, foi visível a satisfação e alegria de conviver com os times multidisciplinares. Ela aproveitou para deixar a sua mensagem de gratidão a todos que integram os diferentes turnos e setores.

“A acolhida e a recepção da equipe são impressionantes. Senti um time muito coeso, integrado nos diferentes trabalhos e a serviço daquilo que é a filosofia da instituição: a acolhida, a promoção da vida e os direitos da pessoa humana. Deixo o meu agradecimento e os meus parabéns a todos pelo trabalho feito de forma interdisciplinar, de referência, com muita eficiência, capacidade, mas principalmente com muita humanidade”, finalizou a Madre.

Na compreensão da Diretora do Hospital Santa Ana, Arlete Fante, a presença e as palavras de apreciação da Madre Superiora quanto à abordagem humanizada no cuidado e tratamento, à qualidade das instalações e à eficácia da equipe interdisciplinar reforçam o nosso compromisso em continuar a oferecer um serviço de saúde exemplar, sempre com o foco no bem-estar e na dignidade da pessoa humana. Suas observações sobre o cuidado com o ambiente como sendo uma extensão do cuidado em si e ao próximo, bem como o destaque ao nosso trabalho em conjunto com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com a AESC, inspiram na dedicação e perseverança frente a todos os desafios.

Deixe uma resposta

Fechar Menu