No dia 22 de setembro, a Câmara Municipal de Caxias do Sul, por proposição do vereador Lucas Caregnato, concedeu à diretora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Irmã Celsa Zucco, o título de Cidadã Caxiense. A honraria reconhece o papel de liderança exercido pela Irmã no trabalho de acolhimento às pessoas migrantes, refugiadas, apátridas e vítimas de tráfico humano. Também destaca a trajetória de vida dedicada à causa humanitária que move a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.
Em sua fala, o vereador Lucas Caregnato, proponente da homenagem, falou sobre a presença dos migrantes na região desde a migração europeia e ressaltou em sua fala a mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial dos Migrantes e dos Refugiados, em 2021, na qual o Pontífice fala sobre um mundo onde não há distinção entre nós e os outros. “A Irmã Celsa Zucco é notoriamente reconhecida por seu trabalho incansável para tornar o nós cada vez maior”, afirmou.
“São pessoas como a Irmã Celsa que tornam a nossa cidade acolhedora, uma cidade melhor, recebendo quem, muitas vezes, chega apenas portando a esperança. É uma honra não só para mim, como parlamentar dessa casa, mas para toda a cidade, tê-la reconhecida como cidadã caxiense. Para além das felicitações, é necessário reconhecer quem muito fez e faz por nossa Caxias”, disse Caregnato.
Ao receber o título, Irmã Celsa destacou a emoção e a importância desse momento. “A honra é ainda maior por receber o título de Cidadã Caxiense, pela liderança na coordenação dos serviços de Acolhida aos Migrantes e Refugiados na Serra Gaúcha, na Semana do Dia Mundial do Migrante e Refugiado”, afirmou.
Irmã Celsa ainda salientou a vivência diária da missão das Scalabrinianas de acolher, proteger, promover e integrar migrantes, refugiados, apátridas e vítima de tráfico de pessoas. “Em toda minha vida, esta missão foi executada pela busca incessante de oferecer serviços com qualidade, competência, respeito e imparcialidade, sempre em busca de efetivar a dignidade e inclusão”, sublinhou a Irmã.
“Em nome de cada um – funcionários, voluntários e Irmãs – devo cumprir a missão de acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes e refugiados que buscam vida digna para si e para suas famílias. Cada dia é um desafio diferente, mas junto com a equipe, sinto que fomos escolhidos e delegados para sermos presença da Congregação junto aos imigrantes que buscam o CAM”.
Ir. Celsa Zucco
Ao final do evento, todas as pessoas presentes na cerimônia foram presenteadas com um cartão de agradecimento, trazendo um texto do fundador da Congregação, João Batista Scalabrini, e o tradicional doce “shekerpare”, produzido especialmente para a ocasião pela comunidade turca em Caxias do Sul, em reconhecimento ao trabalho da Irmã e dos profissionais que integram o CAM.
Biografia
Nascida em Farroupilha, Irmã Celsa Zucco traz em suas raízes a cultura dos imigrantes italianos que povoaram a Serra Gaúcha desde o final do século 19. Criada na localidade de Caravaggio, estudou na Escola Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade natal, e no Colégio São Carlos, em Caxias do Sul, antes de rumar para a zona sul do Estado. Lá, na Universidade Católica de Pelotas, cursou Serviço Social, agregando conteúdo para seu desenvolvimento pessoal e profissional. A sede por aprendizado ainda a levou às especializações em Educação Popular, pela Unisinos, e Desenvolvimento Sustentável, pela Ulbra Canoas.
Em sua trajetória de vida, desempenhou diversas atividades e cargos de gestão nas áreas da educação, saúde e assistência social. Também assumiu responsabilidades com e a serviço da Congregação e da mantenedora do CAM, Associação Educadora São Carlos (AESC).
Conteúdo produzido em parceria com a Província Maria Mãe dos Migrantes (PMMM).
Texto: Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual PMMM
Fotos: Gabriel Lain/Câmara Municipal de Caxias do Sul
Assista à transmissão do evento:
Irmãs Scalabrinianas Equipe do CAM