O governador Eduardo Leite esteve em Capão da Canoa na última quinta-feira (3) para assinar convênio com o Hospital Santa Luzia que destina recurso de R$ 1,2 milhão para a aquisição de um novo tomógrafo para a instituição. Em razão do ciclone extratropical que passou pelo Estado em junho, causando estragos em muitas cidades, a forte chuva atingiu o setor de tomografia do HSL, e o aparelho anterior resultou inoperante.
Para a assinatura do convênio, uma solenidade foi organizada em frente ao hospital. “Em poucos dias, nós já estamos recebendo os recursos, isso é muito importante. É saber que quem está a nos governar tem a sensibilidade de coração. Sinto-me emocionada em receber essa ajuda, pois tenho certeza de que o povo é merecedor de ter esses serviços”, afirmou irmã Lucia Boniatti, diretora-presidente da Associação Educadora São Carlos (AESC), que faz a gestão do HSL.
Além de reforçar que o governo está junto de todas as pessoas que foram atingidas, para que possam refazer suas vidas, em sua fala, Leite frisou: “Temos feito um esforço para colocar os hospitais na melhor condição possível para cuidar da vida e da saúde das pessoas. Hoje, estamos aqui para dizer ao hospital que estamos juntos para colocar esse tomógrafo em condições e estamos juntos para outros sonhos que o hospital tenha também”. Já o vice-governador, Gabriel Souza, ressaltou também o crescimento da população que hoje mora no Litoral e que, por isso, os serviços oferecidos na região têm que ser de cada vez mais qualidade.
Também presente no evento, a secretária da saúde, Arita Bergmann, destacou em sua fala que os servidores do hospital valorizam o atendimento humanizado, com dedicação e carinho à população do Litoral Norte, e parabenizou o empenho dos municípios da região na promoção da saúde.
“É uma entrega importantíssima, que vai atender não apenas a nossa comunidade, mas toda a região”, disse o prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano.
Durante a solenidade, o governo do Estado também assinou o termo de doação de um veículo para o município de Caraá, um dos mais atingidos pelo ciclone extratropical de junho.
Outras autoridades presentes eram deputado estadual Luciano Silveira, representando a Assembleia Legislativa, deputada federal Any Ortiz, deputado estadual Adolfo Brito, presidente da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, vereador Ademar de Matos Duarte, prefeito em exercício de Terra de Areia, Osvaldo Matos Sobrinho, secretário de Estado de Logística e Transportes, Juvir Costella, secretário municipal de Saúde de Capão da Canoa, Tiarlin Abling, secretário municipal de Saúde de Caraá, Davi Fraga, secretária Municipal de Saúde de Torres, Suzana Machado, primeira-dama do município de Caraá, Rutieli Portalli, diretora do Departamento de Gestão de Atenção Especializada da Secretaria de Estado da Saúde, Lisiane Wasem Fagundes, diretor do Departamento Administrativo da Secretaria de Estado da Saúde, Gilmar Fonseca, e coordenador da 18ª Coordenadoria Regional da Saúde, Robson Bobsin Brehm.
Foto: Joel Vargas/GVG Foto: Joel Vargas/GVG FOTO_Luiz Moares_PMCC Capão da Canoa FOTO_Luiz Moares_PMCC Capão da Canoa
Próximos passos
O recurso deve estar disponível nos próximos dias para que o novo aparelho possa ser comprado. A expectativa é de que, até o final do ano, o tomógrafo, mais moderno do que o anterior e que deve disponibilizar novos serviços para a população, já esteja em funcionamento no HSL. Até lá, a empresa fornecedora do produto coloca à disposição da instituição um aparelho para que o serviço de tomografia possa ser retomado.
“Somos referência em neurocirurgia para 23 municípios da região e no tratamento de AVC na microrregião, por isso é um aparelho que oferece um serviço muito importante em emergência. São cerca de 1,6 mil atendimentos que voltaremos a fazer. A presença do governador, do vice-governador e da secretária mostra a importância de Capão da Canoa para a região, e o HSL é um hospital referência na cidade”, relata Samuel Meoti, diretor do hospital.
Com 101 leitos, o Santa Luzia mantém serviços de Urgência e Emergência nas especialidades de clínica médica, pediatria, traumatologia, cirurgia geral e anestesia, com mais de 90% dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Foto: Eduardo Borba/AESC Foto: Joel Vargas/GVG Foto: Joel Vargas/GVG Foto: Joel Vargas/GVG Foto: Eduardo Borba/AESC Foto: Eduardo Borba/AESC