A integração entre o Hospital Santa Ana e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) através do Programa em Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde (PREMUS) representa um modelo inovador de colaboração. A especialização em residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde – focando nas áreas de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia, além da já existente colaboração na Psiquiatria e com doutorandos da medicina – destaca a importância da interdisciplinaridade na atenção ao paciente, especialmente no que se refere à Saúde do Idoso.
“Este modelo de parceria fortalece de maneira significativa tanto o ensino quanto a pesquisa no campo da saúde, proporcionando aos residentes uma experiência prática valiosa, que complementa sua formação acadêmica. A integração dos conhecimentos teóricos com a prática assistencial, em um ambiente que valoriza a pesquisa e a inovação, prepara os profissionais de saúde para enfrentar os desafios do cuidado ao paciente com uma visão integrada”, destaca a Diretora Arlete Fante.
“A colaboração também tem um impacto positivo na qualidade do atendimento oferecido pelo Hospital Santa Ana, permitindo uma abordagem mais completa e centrada no paciente. Isso se reflete na melhoria dos resultados de saúde, na redução de erros e complicações e no aumento da satisfação tanto dos pacientes quanto dos profissionais envolvidos. Além disso, a parceria com a PUCRS promove a inovação, com a atualização constante dos protocolos de atendimento com base nas últimas evidências científicas, fortalecendo a equipe e valorizando os profissionais de saúde”, na visão da coordenadora assistencial, Bianca Stürmer.
“A inclusão do Hospital Santa Ana no cenário de formação dos residentes da PUCRS reforça o papel da educação e da pesquisa como fundamentais na estratégia do hospital. Isso não apenas enriquece a formação dos futuros profissionais da saúde, mas também reafirma o compromisso com a excelência no cuidado, a inovação e a melhoria contínua da qualidade assistencial, com viés multiprofissional”, menciona o supervisor da equipe multiprofissional, David Petar da Conceição Mantalof.
Assim, o Hospital Santa Ana se estabelece não apenas como um modelo de cuidado integrado e humanizado, mas também como um espaço de referência em ensino e pesquisa, contribuindo significativamente para o avanço da saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).