No dia 19 de novembro, ocorreu a segunda edição do Simpósio Assistencial do Hospital Santa Ana, com o tema: “Tecnologias do Cuidado Multiprofissional na Saúde da Pessoa Idosa”. O evento teve a parceria da PUCRS, sendo realizado no auditório do Parque Esportivo da universidade.

A abertura contou com a participação da Irmã Maria do Carmo dos Santos, coordenadora do Programa de Formação Scalabriniana da AESC; Arlete Fante, diretora do Hospital Santa Ana; Dr. Antônio Carlos Gruber, diretor médico; Bianca Stürmer, coordenadora assistencial; Emanuelle Motta, coordenadora assistencial e RT de enfermagem; e David Mantalof, supervisor da equipe multiprofissional. Também estiveram presentes representantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SMS e SES).

A equipe multiprofissional abriu o evento com falas dos pacientes em um momento de intervenção cultural na Geloteca, com músicos colaboradores do hospital. Esse é um sarau que ocorre mensalmente nas unidades de internação, sendo uma das tecnologias do cuidado. Na sequência, foram abordados processos inovadores da equipe assistencial em parceria com o time de Business Intelligence (BI), que complementa a gestão do cuidado da nutrição dos pacientes em lesões crônicas.

O evento também contou com a participação de enfermeiras da rede de atenção especializada e do Hospital Nossa Senhora da Conceição, que compartilharam as suas experiências e inovações no atendimento a pacientes com lesões crônicas de pele. Elas apresentaram os processos de cuidado implementados em suas respectivas instituições, destacando abordagens eficazes e novas estratégias terapêuticas utilizadas no manejo dessas condições, proporcionando valiosas contribuições para o aprimoramento da assistência a essa população.

O Simpósio Assistencial foi finalizado com um agradecimento especial ao SUS e aos colaboradores da rede de saúde, reconhecendo o seu compromisso em oferecer não apenas cuidados, mas, acima de tudo, qualidade assistencial por meio da constante inovação nos processos. Esse esforço coletivo, que vai além da atenção básica, é fundamental para a melhoria contínua da saúde da pessoa idosa e para a implementação de práticas cada vez mais eficazes e humanizadas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu