Um ambiente, dez desafios, 30 pessoas e inúmeras ideias. Assim foi o primeiro Hackathon da AESC, promovido no dia 30 de janeiro pela área de Gente e Desenvolvimento, com o objetivo de apontar soluções para qualificar as iniciativas de Educação Corporativa. No ambiente da Arena Umove.me, em Porto Alegre, três times vivenciaram uma tarde inspirada em dinâmicas que mesclam competição, integração e cocriação.

Equipes encararam desafio de criar novidades para a educação corporativa na AESC / Foto: Arquivo Pessoal

O objetivo principal do evento foi buscar respostas para as dez problemáticas detectadas quanto ao desenvolvimento de pessoas na construção do planejamento estratégico, ocorrida em setembro de 2019. Os temas foram transformados em desafios e distribuídos para os times Azul – Conteúdo; Verde – Gestão do Tempo; e Lilás – Indicadores. Eles tiveram, por exemplo, a missão de apontar formas mais atrativas de capacitação, equacionar a questão turnos de trabalho/tempo para treinamentos e estabelecer formas eficazes de mensurar o que foi aprendido.

Essa foi a primeira das três etapas do Hackathon. Na próxima fase, em 27 de fevereiro, as equipes apresentarão suas ideias e a viabilidade das mesmas a uma banca, incluindo a Superintendência da AESC. O time vencedor parte para o último estágio, que é a prototipagem, na qual prestará apoio aos colegas da Educação Corporativa na implementação dos resultados. Agora, fica a expectativa: qual time será o vencedor?

O que é um Hackathon?

O termo hackathon é de origem inglesa e vem da junção dos vocábulos to hack (quebrar/acessar dados) e marathon (maratona). Inicialmente, era voltado à área de tecnologia da informação, com desafios envolvendo programação e design de forma imersiva e intensa. A ideia é reunir pessoas para trabalharem em conjunto propondo soluções inovadoras para algum problema.

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