A célebre frase de São João Batista Scalabrini “Para o migrante, Pátria é a terra que lhe dá o pão” é a principal inspiração para a 38ª Semana do Migrante, que em 2023 tem como tema “Migração e Soberania Alimentar”, em consonância com a Campanha da Fraternidade.
A Semana do Migrante é organizada pelo Serviço Pastoral dos Migrantes e acontece todos os anos em todo o Brasil. Em 2023, seguindo a tradição anual, sua celebração oficial de abertura aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida (Aparecida-SP), no dia 18 de junho (domingo), na missa das 12h.
O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, está com uma agenda de atividades repleta de ações ao longo do mês de junho. No dia 13, o CAM esteve presente em evento “Ponto de encontro, um novo olhar sobre a migração”, direcionado ao corpo docente e alunos do Colégio ESI São Carlos, mantido pela AESC, em Caxias do Sul. Já no último sábado, 17, o coordenador de Responsabilidade Social do CAM, Adriano Pistorelo, mediou a live “Diálogos Fronteiriços: a atuação das Irmãs Scalabrinianas no fluxo migratório”, em ação da Província Maria Mãe dos Migrantes, representação da Congregação para o Brasil, América do Sul e países da África.
No domingo, 18, data de abertura da Semana do Migrante, a diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco, e Adriano Pistorelo foram entrevistados no programa Razões da Fé, transmitido pelo canal do YouTube da Diocese de Caxias do Sul, onde falaram sobre o tema “Migração e Soberania Alimentar”.
Neste dia 20, terça-feira, Pistorelo estará em Campo Grande (MS), representando o CAM e a Província Maria Mãe dos Migrantes no 2º Encontro Estadual Rede Parceria Migração. Será o momento de levar as realizações promovidas na Serra Gaúcha e a articulações em benefício da população migrante e refugiada. Evento com transmissão e inscrições gratuitas.
Para saber mais sobre a Semana Nacional do Migrante, acesse esse link.