Um grupo de 21 imigrantes participou de uma celebração pela conclusão do Curso de Qualificação Profissional e Cultura Caxiense, promovido pelo Centro de Atenção ao Migrante, da AESC, em conjunto com a Futuro Recursos Humanos. O cronograma contou com aulas, na sede do CAM, ministradas pela psicóloga organizacional Carolina Suzin, da Futuro, sobre cultura da região, etiqueta no trabalho, entre outras. O grupo iniciou com 31 participantes, e, ao longo do curso, houve uma baixa de dez imigrantes, mas por um bom motivo: foram contratados por empresas da serra. Além do CAM e da Futuro, outras empresas apoiaram a iniciativa, como o Instituto Anglicano Caxiense, Sindicato dos Metalúrgicos e Mecatec.

Ao longo de seus 34 anos, o CAM tornou-se referência no atendimento ao migrante na região, sendo considerado um importante parceiro da Polícia Federal para atender questões sobre imigração em 57 municípios da região. No registro, milhares de atendimentos prestados para pessoas de 23 nacionalidades diferentes, com destaque nos últimos anos para senegaleses, haitianos, venezuelanos e colombianos. Entre os principais serviços, o auxílio na questão de documentação, Sistema de Saúde, escola, cesta básica e consultoria jurídica, oferecidos por um quadro de funcionários composto por advogado, assistente social, mediadora cultural internacional e atendimento.

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