O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) recebeu, em 25 de fevereiro, a visita das responsáveis pelo Setor de Saúde e Bem-Estar da Marcopolo, assistente social Daniela Martins Salvador e psicóloga Clarinei Borges da Silva. A empresa, com sede em Caxias do Sul, está pesquisando alternativas criativas de cooperação para o fortalecimento de ações de responsabilidade social, especialmente na área de mobilidade humana.
A diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco, apresentou a trajetória do Centro, sua rede de parceiros institucionais, como organizações nacionais e estrangeiras, e expôs o balanço de atividades no primeiro mês de 2022. Entre os dias 12 e 28 de janeiro, o CAM realizou 357 atendimentos individuais a migrantes de 16 nacionalidades, a maioria (61%) venezuelanos. Também foram acolhidos no local cidadãos e cidadãs da Argentina, China, Colômbia, Cuba, Espanha, Gana, Haiti, México, Paquistão, Paraguai, Peru, República Dominicana, Senegal, Síria e Brasil. Entre os serviços mais solicitados, além da regularização migratória, estão a empregabilidade e meios de vida.
Durante o encontro, as gestoras do Setor de saúde e bem-estar da Marcopolo destacaram que a contratação de migrantes tem trazido benefícios à empresa, não apenas pela qualificação e experiência profissional, mas principalmente pela ampliação da diversidade cultural e diminuição do preconceito a essa população. “A inclusão de migrantes tem gerado um valor positivo para a empresa, além de servir como referência de boas práticas inclusivas e de responsabilidade social”, afirmou Daniela Martins Salvador.
Sobre a Marcopolo
Com mais de 7 mil funcionários, a Marcopolo é referência mundial no encarroçamento de ônibus, tendo produzido mais de 400 mil unidades ao longo de sua história. É líder brasileira no mercado interno no segmento ônibus e se posiciona entre as maiores fabricantes do mundo, possuindo fábricas nos cinco continentes. Sua atuação tem enfoque na produção de soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros, especialmente no espaço urbano, por meio de investimentos constantes em design e tecnologia.