Para o bom desempenho de uma organização é importante que as equipes estejam identificadas, integradas e cientes dos objetivos institucionais. Ao mesmo tempo, os processos precisam ser eficientes e ágeis, contribuindo para facilitar as rotinas e evitar ao máximo o retrabalho. Nesse sentido, a AESC conclui o ano de 2019 com importantes conquistas, como a criação da nova marca e da Área de Comunicação Corporativa, além do aprimoramento da Central de Serviços Compartilhados (CSC), com a implementação da nova versão do Qualitor. Destacam-se, ainda, os eventos Dia do Médico e Homenageados (por tempo de empresa) que, pela primeira vez, reuniram todas as unidades da mantenedora.
Início da Comunicação Corporativa
O mês de janeiro desse ano marcou o início da área de Comunicação Corporativa na mantenedora. Localizado no Escritório de Porto Alegre e com uma célula no Escritório de Caxias, o grupo formado por profissionais com formação em relações públicas, publicidade e jornalismo tem o desafio de contribuir para um espírito de unidade entre todas frentes de atuação da AESC, dando visibilidade para as ações que materializam os pilares de acolhimento, sustentabilidade financeira, ética e pessoas. Nesse primeiro ano, o destaque foi o lançamento da marca da AESC e das unidades do segmento da saúde pública; a criação de canais próprios de informação, como as newsletters; a retomada do Linkedin; a renovação do site institucional e a criação do perfil no Instagram. Além dessas iniciativas, incluem-se ações nas diferentes unidades, como a condução dos eventos dos 40 anos do Hospital Mãe de Deus, a celebração do Dia do Médico AESC, o site da Aprendizagem Ativa, entre outras.
Projeto CSC 2.0
Ao longo de 2019, a área Gestão CSC e Projetos conseguiu importantes avanços. Durante sete meses, houve a revisão dos processos e a reorganização do catálogo de serviços disponíveis no Qualitor para todas as unidades da AESC. A análise crítica foi realizada por colegas da Contabilidade, Gente e Desenvolvimento, Tecnologia e Soluções, Financeiro, Jurídico, Compras/Infraestrutura, Patrimônio e Filantropia. O resultado foi a redução de 61% de serviços disponíveis, com integrações e automatizações de serviços e processos, eliminando retrabalho dos funcionários solicitantes na abertura de chamados diferentes para uma mesma finalidade.
Com a implantação, foi possível observar que os SLAs (tempo de atendimento) reduziram em muitas áreas, as pesquisas de satisfação apresentaram índices mais altos de aprovação do serviço prestado e cerca de 1.500 ligações deixaram de ser feitas à Central de Atendimento, pois os chamados foram resolvidos dentro do prazo.