A área de faturamento da AESC atende a todas as unidades com foco no segmento da saúde privada: Hospital Mãe de Deus, Unidade Carlos Gomes, Unidade Radiologia e Hospital do Câncer. O principal papel é garantir a cobrança das despesas hospitalares aos convênios com precisão e agilidade. “Costumamos dizer que a área de faturamento é o pulmão do nosso negócio, que garante a circulação e condição de manter nosso coração batendo. Esta analogia reflete o sentimento de responsabilidade que nosso time possui, pois para que possamos dar o melhor atendimento para nossos pacientes é necessário manter o fluxo econômico garantindo a cobrança da receita, um dos principais pilares de sustentabilidade de nossa operação”, explica a gerente da área Kellin Pereira.
Entre as principais atividades do setor estão a solicitação e finalização de autorizações pós-convênios de procedimentos cirúrgicos, materiais, medicamentos e algumas terapias consumidas diariamente pelos pacientes internados. A área também realiza Auditoria Técnica de Enfermagem, garantindo a correta cobrança conforme registros assistenciais e regras negociadas com os convênios. A equipe é composta por 79 pessoas, sendo 75 no escritório de Porto Alegre e quatro no Hospital Mãe de Deus. “São quase 80 pessoas engajadas e com um senso de responsabilidade incrível agregando valor ao resultado para o negócio” completa Kellin.
A gerente explica que a área depende de várias ações manuais e ainda tem uma série de retrabalhos que estão em constante melhoria: “Nosso trabalho é desafiador em questão de prazos e volume. Por isso, é muito importante que todos conheçam o impacto do envio de um documento incorreto ou incompleto, a falta de registro ou o represamento de contas gera dentro no processo de faturamento e no dia a dia desse grupo de quase 80 pessoas. A cobrança das contas só inicia quando o faturamento finaliza todas as etapas do processo e dependemos muito de fatores externos como o prazo dos convênios para autorização, auditoria e a própria transmissão do arquivo”, destaca.