Em 30 de junho, instituição transportará doadores para Hemocentro de Porto Alegre

Por ocasião do Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, este é um mês de campanhas em hospitais e hemocentros por todo o mundo. Em Torres, no dia 30, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) também promove uma ação especial para estimular a doação, promovendo o transporte de doadores até o Hemocentro de Porto Alegre.

“As cidades mais próximas para realizar doação de sangue são Tramandaí e Porto Alegre. Optamos por realizar o transporte para a Capital porque lá há mais cadeiras disponíveis para a coleta, o que torna o processo mais rápido”, explica Vanessa Burin, enfermeira da Agência Transfusional do HNSN.

O transporte será realizado às 6h30min, com retorno às 15h30min. Além do traslado, o HNSN também oferecerá lanche para os doadores. Para participar, basta reservar lugar junto à Agência Transfusional do HNSN pelo telefone (51) 3626-9345.

Os interessados devem ter idade entre 16 e 69 anos, ter no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Quem tem menos de 18 anos precisa de autorização dos responsáveis, e aqueles com mais de 60 já devem ter realizado alguma doação antes. No dia da coleta, recomenda-se que o doador esteja descansado, bem alimentado e tenha dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

“Ao ligar para a Agência Transfusional para reservar lugar no transporte, realizamos uma pré-triagem com o interessado, orientando sobre qualquer dúvida relacionada à doação”, afirma Vanessa.

Ao longo do ano, a comunidade também pode realizar doação de sangue no Hospital Tramandaí e no Hemocentro de Porto Alegre, avisando que quer destinar o material para o HNSN. No caso de Tramandaí, é necessário agendar a doação pelo telefone (51) 3684-0325. Na Capital, o agendamento de doação pode ser feito pelo WhatsApp: (51) 98405-4260 ou pelo site saude.rs.gov.br/agendamento-para-doacao-de-sangue.

“Nos meses de frio, por conta de doenças respiratórias, as doações caem um pouco, pois quem está resfriado ou gripado fica impedido de doar. No entanto, a comunidade precisa manter a consciência de ajudar o próximo, já que um dia pode também precisar de material doado”, convoca Vanessa.

Uma bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas.


Veja abaixo os principais requisitos para ser um doador:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
  • Mulheres podem doar com um intervalo mínimo de 90 dias e, no máximo, fazer 3 doações nos últimos 12 meses;
  • Homens: período de 60 dias/máximo de 4 doações nos últimos 12 meses.
  • Impedimentos temporários, como gravidez, gripe, vacinas e tatuagem nos últimos 12 meses, são checados na entrevista de triagem feita no local da doação, bem como os impedimentos definitivos (algumas doenças e uso de drogas injetáveis).

Mais informações em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue

 

*Fonte Hemorgs

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu