A população de Caxias do Sul está acostumada a ouvir o sotaque e o dialeto italiano no dia a dia. Mas um novo idioma tem chamado a atenção de quem caminha pelas ruas da cidade: o espanhol, e isso foi percebido pela equipe da RBS TV de Caxias do Sul.
A equipe convidou o advogado e coordenador de responsabilidade social do CAM, Adriano Pistorelo, para participar de uma matéria sobre a mudança nos fluxos migratórios na região. O objetivo da reportagem foi abordar as novas culturas e os novos rostos que buscam amparo através do CAM.
“No mercado de trabalho, especialmente em cargos operacionais, a gente ouve cada vez mais o sotaque espanhol. Pelos nossos dados, essas pessoas vêm principalmente pela migração venezuelana. Mas também há pessoas de Cuba e da Argentina com grande número de atendimentos no CAM”, explica Pistorelo.
Segundo informações do Governo Federal, mais de 510 mil venezuelanos deixaram tudo para trás e vivem atualmente no Brasil. Um movimento recorde que, em 2023, elevou o país da quinta para a terceira posição no ranking de principais destinos da população na América Latina.
Ainda na ocasião, a equipe da RBS TV também entrevistou uma migrante venezuelana que estava no CAM. Ela contou um pouco sobre a sua trajetória de vida e falou sobre o contexto que a levou até ali, uma história que acaba se repetindo para muitos migrantes que encontram no Brasil o seu novo lar.