Há quatro anos, o Colégio São Carlos, de Caxias do Sul, implantou metodologias de aprendizagem ativa em suas práticas pedagógicas, com o objetivo de tornar o ensino dos seus alunos mais atrativo e eficiente frente as novas exigências dos dias contemporâneos. Na ocasião, com dificuldades em encontrar referências científicas em português, bibliografias estrangeiras foram utilizadas para a base desta mudança. Os professores foram convidados a registrar em artigos suas experiências, para reunir em livros, compartilhando conhecimento. O primeiro livro foi lançado em 2016 e, desde então, anualmente uma nova edição é produzida, materializando as experiências nas salas de aula, contando com a participação de professores dos demais colégios da AESC (Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha, e São Carlos, em Santa Vitória do Palmar).
A procura pelas edições consolidou o protagonismo e a referência dos Colégios e, no início deste ano, houve a intenção de promover uma nova forma de disseminação das experiências. A Comunicação Corporativa da AESC deu forma ao projeto e, no último dia 20 de novembro, apresentou o site aprendizagemativa.aesc.org.br para um grupo de professores, pais e integrantes da Associação de Pais e Mestres do Colégio São Carlos, de Caxias do Sul. O site disponibiliza as três primeiras edições e os artigos desenvolvidos a partir das experiências deste ano. Agora, o conhecimento antes registrado em livros impressos, no formato digital pode ser acessado em qualquer lugar do mundo.