O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), de Torres, faz cerca de 700 partos ao ano, de pacientes SUS ou particulares e convênios. Pela maternidade, passam algumas mães em situação mais vulnerável, que às vezes chegam sem roupinhas para os bebês recém-nascidos.
Pois uma ideia de voluntárias da cidade tem ajudado a dar suporte a essas mães. O Tricô Solidário de Torres reúne de 15 a 18 mulheres que já fizeram mais de 20 mantinhas, somente neste inverno, para distribuição a famílias carentes. E o Navegantes é um dos espaços beneficiados por essa ação.
“Ações como essa são fundamentais para o acolhimento e o cuidado das famílias em situação de vulnerabilidade que chegam ao nosso hospital. Somos gratas por ter estabelecido esse vínculo com essas mulheres tão dedicadas e cuidadosas do Tricô Solidário”, relata Patrícia Giuliato Fanton, assistente social do HNSN.
Voluntárias “conectadas pelo tricô”
Carmen Borges, 60 anos, é uma das mentoras do Tricô Solidário e a pessoa que costuma fazer a entrega das mantas e roupinhas para a equipe do hospital. A assistente social aposentada trabalhou no setor de Recursos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atualmente mora em Torres, para onde se mudou em 2017.
“A ideia começou com três amigas de Santa Maria e ganhou força em 2021. Hoje somos muitas que se dedicam a fazer as mantinhas, roupinhas, montamos kits também. Nossa proposta é estarmos conectadas pelo tricô e ajudar no acolhimento das mamães que precisam”, afirma Carmen.
A iniciativa conta também com a doação de materiais para que elas façam as mantinhas. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo perfil Tricô Solidário Torres, no Instagram (instagram.com/tricosolidariotorres).
Presente desperta gratidão das mães
No hospital, a equipe da maternidade recebe das mãos de Carmen as doações e faz a triagem, buscando as mães que mais necessitam de suporte e perguntando se estas gostariam de ganhar alguns pertences para o seu recém-nascido.
“Sabemos a diferença e a importância dessa ação para as famílias que são beneficiadas. Muitas mães demonstram, além da alegria, gratidão por receberem esse presente. Esse é um gesto que faz toda a diferença”, diz Selena Denise Gil dos Santos, responsável pela maternidade no turno da tarde.
Ações como a do Tricô Solidário vão ao encontro dos princípios de acolhimento no atendimento da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do HNSN. Além de auxiliar neste primeiro momento com as doações, o Navegantes também se preocupa com a situação de vulnerabilidade dessas famílias. Sempre que necessário, a equipe da maternidade aciona a assistente social da instituição para articular o atendimento das pacientes pelos serviços de assistência social do município, de forma que tenham acesso a benefícios e direitos.