No dia 17 de julho, recebemos uma doação significativa de 15 computadores do Sicredi para os CAPS AD atingidos pela enchente – CAPS AD III NHNI Pernambuco e CAPS AD IV Centro Céu Aberto – gestados pela Associação Educadora São Carlos (AESC). A ação reforça o compromisso das duas instituições com a responsabilidade social e o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os CAPS AD atendem usuários com transtornos mentais relacionados ao uso de crack, álcool e outras drogas. Com uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras e clínicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, educadores sociais e profissionais administrativos, os CAPS AD oferecem um atendimento humanizado e integrado.
As equipes trabalham na recuperação dos usuários por meio de atividades coletivas e individuais, seguindo um Projeto Terapêutico Singular (adaptado para cada usuário), que potencializa o vínculo e a confiança durante o tratamento.
O cenário de calamidade pública trouxe desafios significativos, que foram enfrentados com adaptações e medidas organizacionais para garantir o atendimento eficiente e contínuo às pessoas que necessitam dos serviços. Esse período tem sido marcado por intensos esforços colaborativos para manter a qualidade do atendimento em um contexto de extrema adversidade, demonstrando resiliência, compromisso e inovação no cuidado integral dos usuários.
Como a psicóloga Debora Noal destaca, é preciso “escutarmos com o corpo mais do que com os ouvidos”. A determinação de cada membro da equipe em proporcionar um espaço de acolhimento, apoio e esperança para os usuários é um testemunho da força e do espírito de solidariedade que permeia o CAPS AD III NHNI Pernambuco e o CAPS AD IV Centro Céu Aberto. Continuaremos a avançar com a certeza de que, juntos, podemos superar qualquer desafio e seguir na reconstrução de um futuro mais resiliente e humanizado para todos.
“Os computadores doados pelo Sicredi serão fundamentais para melhorar o nosso atendimento. Como atuamos com prontuários informatizados, com máquinas de qualidade, podemos nos conectar a toda a rede de Atenção Psicossocial de uma forma ágil e eficiente”, destaca André Liedtke, psiquiatra do CAPS IV Centro Céu Aberto.