Estado havia repassado recursos para compra de um novo aparelho após o anterior ficar inoperante em razão de estragos causados por ciclone

O governador Eduardo Leite volta a Capão da Canoa no próximo sábado (16) para a inauguração oficial do tomógrafo adquirido pelo Hospital Santa Luzia. Acompanhado de outras autoridades, como a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann, Leite esteve na cidade em agosto para assinar o convênio que destinou recurso de R$ 1,2 milhão para a compra do aparelho. O equipamento anterior ficou inoperante após os estragos causados pelo ciclone extratropical que passou pelo Estado em junho.

A entrega oficial chega em momento importante para a instituição, em plena semana de celebração dos seus 60 anos, completados em 10 de dezembro, 27 anos deles sob a gestão da Associação Educadora São Carlos (AESC) e Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

“Como hospital referência para a região em neurocirurgia e tratamento de AVC, era muito importante que pudéssemos restabelecer a pleno os atendimentos desse serviço para Capão da Canoa e outros municípios. O tomógrafo já está em operação, graças à celeridade da chegada dos recursos”, diz Samuel Meoti, diretor do hospital.

O tomógrafo atual é mais moderno do que o anterior. Coordenador do Serviço de Neurocirurgia do HSL, dr. Arlindo D´Ávila ressalta que novas funcionalidades do aparelho trazem mais velocidade de processamento e resolução das imagens. Essa maior capacidade resulta em tratamentos mais rápidos e diagnósticos mais precisos para casos em que a agilidade no atendimento é muito importante para o desfecho do caso, como, por exemplo, nos acidentes vasculares cerebrais, em pacientes críticos com politraumatismos e em lesões da coluna vertebral e do crânio. 

“Também houve um ganho fabuloso em precisão nos diagnósticos de doenças cerebrovasculares, o que se traduz em segurança para pacientes e profissionais”, explica o médico. 

Agenda de aniversário

Pela passagem do sexagenário do HSL, duas agendas estão confirmadas. Uma missa a céu aberto ocorre nesta quinta-feira (14), na Rua Uiara, 62 (casa em frente à entrada dos funcionários do hospital), com participação especial do Coral Municipal de Capão da Canoa. Já na segunda-feira (18), às 19h, a Câmara Municipal promove sessão solene em homenagem ao Hospital. O evento na Casa Legislativa, na Av. Rudá, 745, é aberto aos profissionais do Santa Luzia e à comunidade de Capão da Canoa.

Sobre o Hospital Santa Luzia

Fundado em 1963 e hoje mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) em Capão da Canoa, o Hospital Santa Luzia conta com 101 leitos, dos quais 10 são em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e os serviços de Urgência e Emergência nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia. São 116 médicos do corpo clínico e 381 colaboradores.

No hospital também se destacam os serviços de Cuidado aos Acidentes Vasculares Cerebrais, Otorrinolaringologia, além de análises clínicas, radiologia (raio X e mamografia), tomografia computadorizada e endoscopia.

São realizadas, em média, 444 internações/mês, incluindo cirurgias e partos, e mais de 3,6 mil atendimentos ambulatoriais/mês, incluída referência de porta aberta para urgências e emergências. 

Saiba mais:

Seis décadas de Hospital Santa Luzia: acolhimento e conhecimento a serviço da comunidade

Deixe uma resposta

Fechar Menu