No Dia Mundial da Saúde Mental, data ONU celebrada em 10 de outubro, o Hospital Santa Ana recebeu o evento “Experiências de cuidado em atenção hospitalar a gestantes usuárias de substâncias psicoativas e/ou com transtornos de saúde mental”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, em parceria com a Associação Educadora São Carlos (AESC), gestora do Santa Ana.
A temática foi voltada a gestores municipais e profissionais que atuam no atendimento a gestantes em hospitais, serviços especializados e unidades de saúde da Capital. O encontro teve transmissão em tempo real pelo canal da AESC no YouTube (acesse o link).
Conforme o diretor de Atenção Hospitalar da SMS, Favio Telis, a ideia foi fazer um alinhamento técnico e compartilhar experiências. “Tratamos de algumas pactuações na linha de cuidado da atenção à saúde mental de gestantes usuárias de substâncias psicoativas e/ou com transtornos mentais, do pré-natal à alta após o parto”, comenta.
Participaram representantes dos hospitais Santa Ana, Materno-infantil Presidente Vargas, Fêmina/GHC, Conceição, Clínicas e Instituto Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
A abertura do encontro teve a participação do secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, da diretora presidente da AESC, Irmã Lucia Boniatti, da diretora-geral da Secretaria da Saúde de Porto Alegre (SMS), Fernanda Fernandes, do diretor de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, Fávio Telis, da diretora de Regulação da SMS, Denise Tessler Soltof, da diretora da Atenção Primária à Saúde da SMS, Vânia Franzt, e do diretor-executivo de Saúde Complementar da AESC, Maximiliano Marques.
Entre as pessoas convidadas estavam representantes da Coordenação Municipal de Urgências, Serviço de Atendimento Móvel de Urgências e Diretoria da Atenção Primária, nas áreas de Atenção à Saúde Mental, Políticas Públicas em Saúde e Coordenação da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Sífilis, Hepatites e Tuberculose.