O ano de 2021 foi icônico para todo o setor da saúde. Em março, quando o Estado atingiu a bandeira preta, restringindo a circulação da população, o Hospital Mãe de Deus teve que se adaptar a novos protocolos e a atender um número expressivo de pacientes de alta complexidade.
Em janeiro, recebemos o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 que foi destinada a todos que estavam trabalhando na linha de frente contra o vírus. Apesar dos desafios de 2020, o Hospital manteve seus indicadores assistenciais, mesmo sendo testado além de sua capacidade. Prova disso, foi que chegou ao posto de 6º melhor Hospital do país, segundo ranking da revista Newsweek.
Durante o pico da pandemia, em março, recebeu a doação, do Instituto Cultural Floresta, de dez equipamentos de ventilação.
Em abril, lançou um novo Serviço de Endoscopia com equipamentos de última geração, dotados da Inteligência Artificial “CAD EYE”, da empresa FUJIFILM.
Em junho, para marcar seus 42 anos, o Hospital fez uma homenagem àqueles que se foram e àqueles que conseguiram vencer a Covid-19. E em solidariedade a todos que, em tempos tão difíceis, precisavam, mais do que nunca, de um ato de compaixão, a Instituição fez um convite à comunidade a participar de uma ação de arrecadação de roupas e alimentos.
Ainda em junho, o Hospital Mãe de Deus inaugurou sua Emergência Cardioneurológica, possibilitando mais agilidade no atendimento a casos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).
Em julho o Hospital lançou seu aplicativo Mãe 360° e em agosto o espaço físico. Por meio do aplicativo é possível realizar a marcação de consultas, conferir o histórico de exames e atendimentos e monitorar sinais vitais. O aplicativo Mãe 360° faz parte do ecossistema desenvolvido com foco na saúde e prevenção para o paciente, e é mais uma ferramenta que oferecemos para o bem-estar de quem procura o Hospital Mãe de Deus para cuidar da própria saúde.
Com a inauguração do espaço Mãe 360° (localizado no antigo Ambulatório de Especialidades), o Hospital Mãe de Deus reúne, em um só lugar, uma coordenação do cuidado para o paciente, por meio de uma política de promoção à saúde e assistência médica qualificada, com acesso pleno e ágil a especialidades de pronto atendimento ou agendamento de consultas.
Em agosto, a healthtech Laura, que utiliza a inteligência artificial para a democratização da saúde, juntou-se ao Hospital Mãe de Deus e à Prefeitura de Porto Alegre, por meio das secretarias de Parcerias e de Esporte, Lazer e Juventude, para disponibilizar sua ferramenta para atletas de alta performance selecionados por clubes da região.
Com foco em um atendimento ágil e melhores resultados cirúrgicos e clínicos para seus pacientes, em setembro o Hospital Mãe de Deus lançou, o Centro HPB de Referência no cuidado de fígado, pâncreas e vias biliares. O serviço é um dos poucos deste tipo no Brasil e conta com mais de 30 profissionais, entre cirurgiões, endoscopistas, oncologistas, radioterapeutas, endocrinologistas, nutricionistas e outras especialidades.
Em outubro, um novo trecho da Orla do Guaíba, voltado à prática de esportes e de lazer, foi entregue à população de Porto Alegre com o apoio do Hospital Mãe de Deus. Ao total, são 29 quadras poliesportivas que compõem o complexo adotado pela instituição.
Para atender a uma demanda da população do litoral norte gaúcho, em dezembro, a Hospital Mãe de Deus inaugurou a Unidade Capão da Canoa, iniciando o atendimento com o pronto atendimento em traumatologia e ortopedia.
E para fechar o ano, em dezembro, o Hospital Mãe de Deus lançou sua nova campanha institucional “Quem é Mãe Sabe”, composta por um vídeo especial, que demonstra todo o DNA de acolhimento da Instituição.