Rosane Garrido Borges, paciente do CER II, uma das pessoas beneficiadas pelo serviço oferecido por meio do SUS / Foto: Comunicação AESC

O Hospital Santa Ana, mantido pela AESC em Porto Alegre, já é referência como opção de encaminhamento para reabilitação auditiva e intelectual na Capital. Entre os atendimentos, está o oferecimento gratuito à comunidade de aparelhos auditivos de última geração por meio do Centro de Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II). No início deste semestre, o local superou a marca de 1.000 pacientes auditivos atendidos, com cerca de 2 mil aparelhos entregues desde o início do funcionamento, em 28 de outubro de 2019.

O cuidado e a atenção perpassam toda a trajetória do paciente auditivo no CER II, em sua maioria adultos. Uma equipe treinada faz avaliações técnicas e, se constatada a necessidade de prótese auditiva, acolhe o paciente – que chega por encaminhamento de um especialista como o otorrinolaringologista, dos postos de saúde de Porto Alegre – para entender suas dificuldades, de forma que a tecnologia do aparelho atue para maior adesão do paciente à reabilitação.

“O trabalho de reabilitação auditiva é muito importante porque as dificuldades de audição levam ao isolamento social, à depressão, a déficit cognitivo. No CER, é um processo de construção: a gente leva em conta o contexto social, a idade, as dificuldades de cada um com a tecnologia. Às vezes, o idoso, por exemplo, quer apenas mexer o mínimo possível no aparelho que vai receber. E tem produtos que permitem isso: fazer toda a configuração por software, em um computador”, relata a coordenadora do CER II, a fonoaudióloga Daniela Razzolini.

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Já aqueles mais desenvoltos com a tecnologia podem contar com próteses que podem ser pareadas e ter o volume controlado por aplicativo, por exemplo. Esses apps podem, inclusive, programar o volume para determinados ambientes.

“Os aparelhos são customizados para cada pessoa. O que define qual vai ser usado por cada paciente é a necessidade clínica. Tudo é feito com muito cuidado e carinho, desde a avaliação audiológica até o momento de entrega do aparelho”, completa Daniela.

Na terceira semana, depois de passar por consulta e avaliação, o paciente já pode sair com o aparelho. Ainda na linha de preocupação com a adesão ao tratamento, o CER entrega o equipamento já com consulta de reavaliação agendada, e a pessoa pode ligar em caso de dúvidas ou até mesmo pedir para adiantar o encontro. Uma vez ao ano está prevista nova visita ao serviço, para acompanhamento.

A normativa do Ministério da Saúde que regulamenta o serviço oferecido no CER II prevê conserto ou até mesmo reposição em casos de estrago ou de chegada de  produtos mais modernos à lista que respondam melhor às necessidades daquele  paciente.

Os serviços no CER II, tanto para reabilitação intelectual quanto auditiva, são encaminhados, exclusivamente, pelos postos de saúde de Porto Alegre, e o atendimento é 100% pelo SUS. Por meio do sistema de gerenciamento de consultas (Gercon), a Secretaria Municipal de Saúde faz o direcionamento do tratamento ambulatorial.

Sobre o Hospital Santa Ana

O Hospital Santa Ana, com gestão a cargo da Associação Educadora São Carlos, AESC, é voltado para a recuperação e o tratamento de pacientes clínicos encaminhados por meio de regulação da Secretaria Municipal da Saúde, motivo pelo qual não conta com urgência nem emergência.

Todos os atendimentos são destinados ao SUS, e o Hospital recebe, em seus 203 leitos, pacientes provenientes de hospitais de alta complexidade da Capital, além das UPAs e Pronto Atendimentos de Porto Alegre.

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