Em 04 de junho de 1984, nascia o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM). Os 40 anos do CAM celebram uma obra de destaque da nossa missão Scalabriniana de acolher, proteger, promover e integrar migrantes, refugiados e apátridas.
Nessas quatro décadas, o CAM presta um trabalho comprometido no acolhimento, com mais de 425 mil atendimentos realizados. Em razão disso, foi homenageado na Câmara Municipal, recebendo o Prêmio Caxias do Sul, em sessão solene no plenário da Casa.
“Toda equipe está muito honrada com esse prêmio. Encaramos isso como um reconhecimento pelo trabalho realizado pelo CAM dentro da comunidade brasileira, junto àqueles e àquelas em deslocamento forçado e situação de imigração. Nesses 40 anos, estivemos em lugares diferentes, com públicos distintos, e estamos aqui enfrentando novos desafios para acolher o novo público advindo da tragédia ambiental que deslocará muitos gaúchos”, relata Irmã Celsa Zucco, Diretora do Centro.
40 anos do CAM em ação
Neste ano, o CAM tem como foco dar continuidade ao trabalho já consolidado. Qualificando processos de reportes, captação de recursos e serviços administrativos, o Centro projeta as ações realizadas também fora da instituição. Assim, irá utilizar toda sua experiência como uma possibilidade de aplicar boas práticas para lidar com o novo fluxo migratório e com a tragédia climática no Estado do Rio Grande do Sul.
“Estamos todos na mesma situação. Há 40 anos, o CAM já lida com a realidade de pessoas deslocadas de outros países, mas, hoje, essa é uma realidade que está entre nós, gaúchos”, completa Adriano Pistorelo, Advogado e Coordenador de Responsabilidade Social CAM.